quinta-feira, 31 de julho de 2014

Organização geral da tese - Guia rápido


A organização ou estrutura de uma tese depende das regras da Instituição ou da Universidade onde a Tese ou Dissertação será apresentada. Assim, regra-geral, todas as universidades apresentam um sítio (website), onde é possível descarregar um documento contendo as regras de formatação, bibliografia e organização do documento (seja este uma tese, dissertação, monografia ou trabalho final de curso). 

A título de exemplo: um candidato ao grau de Mestre da Universidade do Minho do Instituto de Ciências Sociais, depois de arranjar tema e orientador, quer começar a escrever a sua tese.  Como deverá ele proceder? 
A procura directa nos sites das Universidades é recomendada contudo pode efectivamente representar muitas horas perdidas em pesquisa sem sucesso. Utilizando o motor de busca Google (c) (r) é possível pesquisar o documento contendo  as normas que pretendemos. No exemplo, basta procurar no motor de busca por: "normas de formatação de tese + Universidade do Minho" que encontraremos o documento necessário. Certifique-se que este documento é o mais actual. Confirme-o com o seu orientador, com a secretaria ou em último caso com colegas que tenham recentemente terminado a tese/dissertação/monografia.

A figura que se segue ilustra algumas das componentes ou secções possíveis de uma tese.


Estas "secções" são geralmente definidas nas normas de cada Faculdade/Universidade. De forma consensual a estrutura convencional contempla:
1. Introdução (ver o guia rápido)
Contextualizar, definir questão de investigação e objectivos
2. Revisão bibliográfica (que pode ser uma sub-secção da introdução ou uma secção independente)
Rever ou fazer o estado de arte sobre o tema à luz e pertinência da questão de investigação.
3. Materiais e Métodos
Explicar o que foi usado e como foi usado para operacionalizar os objectivos
4. Resultados
O que foi obtido após a operacionalização dos objectivos
5. Discussão
Confronto entre o estado de arte ou revisão e os resultados encontrados. Críticas ao estudo e sugestões para estudos futuros
6. Conclusões
Descrever como os resultados e os contributos da discussão ajudam a responder à questão de investigação ou hipóteses levantadas no decurso do estudo.

0 comentários:

Enviar um comentário